Antes que uma nota de crédito possa ser impressa, ela deve ser gerada primeiro para um pedido faturado. Você pode emitir reembolsos online e offline de uma nota de crédito aberta, dependendo da forma de pagamento.


  • Os reembolsos podem ser aplicados para armazenar crédito.

  • Os reembolsos podem ser aplicados ao crédito da empresa.
  • As compras feitas com cartão de crédito podem ser reembolsadas online ou offline.
  • As compras feitas por cheque ou ordem de pagamento devem ser reembolsadas offline.

Qualquer nota de crédito com o status "aberto" tem um reembolso pendente devido. O fluxo de trabalho de reembolso para pedidos pagos com cartão de crédito é determinado pela configuração Ação de pagamento na configuração da forma de pagamento. Os reembolsos não podem ser emitidos até que a transação seja liquidada.

  • Se Ação de pagamento estiver definida como Autorizada, você deve primeiro gerar a fatura do Magento Admin antes que uma nota de crédito possa ser criada.
  • Se Ação de pagamento estiver definida como Autorizada e Capturada, a fatura já foi gerada pelo processador de pagamento, mas os fundos não estarão disponíveis até a transação ser liquidada. Esse breve período de espera é recomendado por muitos processadores de pagamento como medida de segurança e geralmente pode ser tratado automaticamente. As transações também podem ser liquidadas manualmente a partir da sua conta de comerciante com o processador de pagamento.
  • Se você criar uma nota de crédito para um pedido que inclua opções de presente, o reembolso do embrulho e / ou cartão impresso será exibido na seção Totais de reembolso da nota de crédito. Para excluir esses custos do valor a ser reembolsado, insira o valor como uma taxa de ajuste. Se várias notas de crédito forem emitidas para o mesmo pedido, o reembolso das opções de presentes aparecerá apenas na primeira nota de crédito.

Criar uma nota de crédito

Determine o tipo de reembolso que você deseja emitir. Em seguida, use um dos seguintes métodos para gerar a nota de crédito e emitir um reembolso.

Método 1: Emitir um reembolso para uma compra a crédito

  1. Na barra lateral do administrador , vá para Vendas > Pedidos .

  2. Encontre o pedido na grade e clique em Exibir .



3. Se o botão Nota de crédito estiver visível na barra de botões, siga um destes procedimentos:

  • Para emitir um reembolso offline, vá para a etapa 6.
  • Para emitir um reembolso online, continue na etapa 4.

4. Clique em Faturas no painel esquerdo.

5. Encontre a fatura na grade e clique em Exibir.

Role para baixo até a seção Total do pedido da fatura e verifique se a fatura está definida como Capturar OnlineEntão clique Enviar Fatura.

  1. Na barra de botões na parte superior da fatura, clique em Nota de crédito .

  2. Verifique as informações na seção Itens a reembolsar e faça o seguinte, se aplicável:

    • Para devolver o produto ao estoque, marque a caixa de seleção Retornar ao estoque.

      O produto retornará ao estoque automaticamente se Opções de estoque do produto estiver definido como Automatically Return Credit Memo Item to StockCom o Magento Inventory Management ativado, o item retorna para a fonte que enviou a remessa.

    • Atualize a quantidade para reembolso e clique em Atualizar Quantidade.


  1. Atualize a seção Totais de reembolsos da seguinte maneira:

    • Para Envio de reembolso , insira qualquer valor a ser reembolsado a partir da taxa de envio.

      Este campo mostra inicialmente o valor total da remessa do pedido disponível para reembolso. É igual ao valor total da remessa do pedido, menos qualquer valor que já tenha sido reembolsado. Como a quantidade, a quantidade pode ser reduzida, mas não aumentada.

    • Para Reembolso de ajuste , insira um valor a ser adicionado ao valor total reembolsado como um reembolso adicional que não se aplica a nenhuma parte específica do pedido (remessa, itens ou impostos).

      O valor inserido não pode aumentar o reembolso total acima do valor pago.

    • Para Taxa de ajuste , insira um valor a ser subtraído do valor total reembolsado.

      Esse valor não é subtraído de uma seção específica do pedido, como remessa, itens ou impostos.

  2. Para adicionar um comentário, digite o texto na caixa Comentários da nota de crédito.

    • Para enviar uma notificação por e-mail ao cliente, marque a caixa de seleção Cópia de e-mail da nota de crédito .
  3. Faça o seguinte, conforme aplicável:


    • Para reembolsar o valor do crédito da loja do cliente, marque a caixa de seleção Reembolsar para crédito da loja .


    • Para reembolsar o valor do crédito da empresa do cliente, marque a caixa de seleção Reembolsar para crédito da empresa .

    • Para emitir um reembolso offline, clique em Reembolso Offline.

    • Para emitir um reembolso online, clique em Restituição.


    • Se a compra foi paga com crédito da empresa, clique em Reembolso ao crédito da empresa.

Método 2: emitir um reembolso offline para cheque ou ordem de pagamento

  1. Na barra lateral do administrador , vá para Vendas > Pedidos.

  2. Encontre o pedido concluído na grade e clique no link Visualizar para abri-lo.

  3. Na barra de botões na parte superior da página, clique em Fatura.

  4. Role até a parte inferior da página e clique em Enviar Fatura.

  5. Na barra de botões na parte superior da fatura, clique em Nota de crédito.

  6. Verifique as informações na seção Itens a reembolsar e faça o seguinte, se aplicável:

    • Marque a caixa de seleção Devolver ao estoque se desejar devolver o produto devolvido ao estoque.

      Com o Magento Inventory Management ativado, a quantidade de estoque retorna à origem que enviou a remessa. O produto retornará ao estoque automaticamente se Opções de estoque do produto estiver definido como Definir automaticamente o item de nota de crédito ao estoque.

    • Atualize a quantidade para reembolso e clique em Atualizar Quantidade.

      O valor a ser creditado não pode exceder o valor máximo disponível para reembolso.

  7. Atualize a seção Totais de reembolsos , conforme aplicável:

    • Para Envio de reembolso , insira qualquer valor a ser reembolsado a partir da taxa de envio.

      Este campo exibe inicialmente o valor total da remessa do pedido disponível para reembolso. É igual ao valor total da remessa do pedido, menos qualquer valor que já tenha sido reembolsado. Como a quantidade, a quantidade pode ser reduzida, mas não aumentada.

    • Para Reembolso de ajuste , insira um valor a ser adicionado ao valor total reembolsado como um reembolso adicional que não se aplica a nenhuma parte específica do pedido (remessa, itens ou impostos).

      O valor inserido não pode aumentar o reembolso total acima do valor pago.

    • Para Taxa de ajuste , insira um valor a ser subtraído do valor total reembolsado.

      Esse valor não é subtraído de uma seção específica do pedido, como remessa, itens ou impostos.

    • Se a compra foi paga com crédito da loja, marque a caixa de seleção Reembolsar para crédito da loja para creditar o valor no saldo da conta do cliente.

  8. Para adicionar um comentário, digite o texto na caixa Comentários da nota de crédito e faça o seguinte:

    • Para enviar uma notificação por email ao cliente, marque a caixa de seleção Cópia de e-mail da nota de crédito.

    • Para incluir os comentários inseridos no email, marque a caixa de seleção Anexar comentários.

      O status de uma notificação de nota de crédito aparece na nota de crédito concluída ao lado do número da nota de crédito.

      1. Para concluir o processo e emitir o reembolso, clique em Reembolso Offline.

    • Descrições de Campos

      Informações sobre pedidos e contas

      Número de Pedido - O número do pedido aparece em Informações do pedido e da conta, seguido por uma nota que indica se o email de confirmação foi enviado.
      Data do Pedido - Indica o status do pedido como Completo.
      Status do Pedido - Indica o site, a loja e a exibição da loja onde o pedido foi feito.
      Comprado de - Indica o site, a loja e a exibição da loja onde o pedido foi feito.
      Colocado a partir do IP - Indica o endereço IP do computador em que o pedido foi feito.

Informação da conta

Nome do Cliente - O nome do cliente ou comprador que fez o pedido. O nome do cliente está vinculado ao perfil do cliente.

E-mail - O endereço de e-mail do cliente ou comprador. O endereço de e-mail está vinculado para abrir uma nova mensagem de e-mail.

Grupo de Clientes - O nome do grupo de clientes ou catálogo compartilhado ao qual o cliente está atribuído.

Nome de Empresa - O nome da empresa que emprega o comprador e em nome de quem o pedido é feito. O nome da empresa está vinculado ao perfil da empresa.


Informação de Endereço

Endereço de cobrança - O nome do cliente ou comprador que fez o pedido, seguido pelo endereço de cobrança, número de telefone e IVA, se aplicável. O número de telefone está vinculado à discagem automática em um dispositivo móvel.
Endereço de entrega - O nome da pessoa para cuja atenção o pedido deve ser enviado, seguido pelo endereço de entrega e pelo número de telefone. O número de telefone está vinculado à discagem automática em um dispositivo móvel.

 

Método de Pagamento e Envio

Informação de pagamento - O método de pagamento a ser usado para o pedido e o número do pedido de compra, se aplicável, seguido pela moeda usada para fazer o pedido. Se o pedido for debitado no crédito da empresa usando Pagamento na conta , o valor cobrado na conta será indicado. 

Informações de envio e manuseio - O método de envio a ser usado e qualquer taxa de manuseio aplicável.


Itens a Reembolsar


Produtos - O nome do produto, SKU e opções (se aplicável)
Preço - O preço de compra do item. Para o Magento Commerce for B2B, esse valor reflete qualquer desconto aplicado ao item do catálogo compartilhado, se aplicável.

Qtde - A quantidade pedida.

Voltar ao estoque - Caixa de seleção que indica se o item devolvido deve ser devolvido ao estoque.

Quantidade a Reembolsar - Indica o número de unidades retornadas do produto.

Subtotal -O subtotal é o preço de compra multiplicado pela quantidade de unidades de produto retornadas.

Valor do Imposto - O valor do imposto que se aplica ao item retornado como um valor decimal.

Porcentagem do Imposto - A porcentagem de imposto aplicada ao item retornado como uma porcentagem.

Valor do Desconto - Qualquer desconto que se aplique ao item devolvido.

Total da linha - O total do item de linha, incluindo impostos aplicáveis que são devidos pelo nível do produto devolvido, menos descontos.


Comentários de nota de crédito


Texto do comentário - Uma caixa de texto usada para inserir um comentário ao cliente sobre a nota de crédito.


Totais de reembolso

Envio de reembolso - O valor da remessa a ser reembolsado.

Reembolso de ajuste - Uma quantia que é adicionada à quantia total reembolsada como um reembolso adicional que não se aplica a nenhuma parte específica do pedido, como remessa, itens ou impostos. O valor inserido não pode aumentar o reembolso total acima do valor pago.

Taxa de ajuste - Uma quantia que é subtraída da quantia total reembolsada, como uma taxa de reabastecimento, ou uma quantia relacionada a embrulho ou opções de presente.

Total geral - O valor total a ser reembolsado

Anexar comentários - Caixa de seleção que determina se os comentários estão incluídos na nota de crédito.

Cópia por e-mail da nota de crédito - Caixa de seleção que determina se uma cópia da nota de crédito é enviada por e-mail.

Reembolso para crédito da loja - Caixa de seleção que determina se o total deve ser reembolsado para armazenar crédito.

Subtotal - O total de todos os itens de linha a serem reembolsados.


Botões Reembolso


A forma de pagamento usada para o pedido determina os botões de reembolso disponíveis para uma nota de crédito.


Restituição - Se a compra original foi paga com cartão de crédito por meio de um gateway de pagamento, o valor do reembolso é gerenciado pelo processador de pagamentos. Para gerenciar reembolsos, consulte a documentação fornecida pelo seu provedor de pagamentos.

Reembolso offline - Se a compra original foi paga por cheque ou ordem de pagamento, o reembolso será pago diretamente ao cliente, mediante a emissão de um cheque, cartão de presente ou dinheiro, se você tiver uma loja física. A nota de crédito serve como um registro da transação offline.

Reembolso ao crédito da empresa - Se a compra foi cobrada a crédito da empresa, o reembolso será devolvido à conta da empresa.