Antes que uma nota de crédito possa ser impressa, ela deve ser gerada primeiro para um pedido faturado. Você pode emitir reembolsos online e offline de uma nota de crédito aberta, dependendo da forma de pagamento.
- Os reembolsos podem ser aplicados para armazenar crédito.
- Os reembolsos podem ser aplicados ao crédito da empresa.
- As compras feitas com cartão de crédito podem ser reembolsadas online ou offline.
- As compras feitas por cheque ou ordem de pagamento devem ser reembolsadas offline.
Qualquer nota de crédito com o status "aberto" tem um reembolso pendente devido. O fluxo de trabalho de reembolso para pedidos pagos com cartão de crédito é determinado pela configuração Ação de pagamento na configuração da forma de pagamento. Os reembolsos não podem ser emitidos até que a transação seja liquidada.
- Se Ação de pagamento estiver definida como Autorizada, você deve primeiro gerar a fatura do Magento Admin antes que uma nota de crédito possa ser criada.
- Se Ação de pagamento estiver definida como Autorizada e Capturada, a fatura já foi gerada pelo processador de pagamento, mas os fundos não estarão disponíveis até a transação ser liquidada. Esse breve período de espera é recomendado por muitos processadores de pagamento como medida de segurança e geralmente pode ser tratado automaticamente. As transações também podem ser liquidadas manualmente a partir da sua conta de comerciante com o processador de pagamento.
- Se você criar uma nota de crédito para um pedido que inclua opções de presente, o reembolso do embrulho e / ou cartão impresso será exibido na seção Totais de reembolso da nota de crédito. Para excluir esses custos do valor a ser reembolsado, insira o valor como uma taxa de ajuste. Se várias notas de crédito forem emitidas para o mesmo pedido, o reembolso das opções de presentes aparecerá apenas na primeira nota de crédito.
Criar uma nota de crédito
Determine o tipo de reembolso que você deseja emitir. Em seguida, use um dos seguintes métodos para gerar a nota de crédito e emitir um reembolso.
Método 1: Emitir um reembolso para uma compra a crédito
Na barra lateral do administrador , vá para Vendas > Pedidos .
Encontre o pedido na grade e clique em Exibir .
3. Se o botão Nota de crédito estiver visível na barra de botões, siga um destes procedimentos:
- Para emitir um reembolso offline, vá para a etapa 6.
- Para emitir um reembolso online, continue na etapa 4.
4. Clique em Faturas no painel esquerdo.
5. Encontre a fatura na grade e clique em Exibir.
Role para baixo até a seção Total do pedido da fatura e verifique se a fatura está definida como Capturar Online. Então clique Enviar Fatura.
Na barra de botões na parte superior da fatura, clique em Nota de crédito .
Verifique as informações na seção Itens a reembolsar e faça o seguinte, se aplicável:
Para devolver o produto ao estoque, marque a caixa de seleção Retornar ao estoque.
O produto retornará ao estoque automaticamente se Opções de estoque do produto estiver definido como
Automatically Return Credit Memo Item to Stock
. Com o Magento Inventory Management ativado, o item retorna para a fonte que enviou a remessa.Atualize a quantidade para reembolso e clique em Atualizar Quantidade.
Atualize a seção Totais de reembolsos da seguinte maneira:
Para Envio de reembolso , insira qualquer valor a ser reembolsado a partir da taxa de envio.
Este campo mostra inicialmente o valor total da remessa do pedido disponível para reembolso. É igual ao valor total da remessa do pedido, menos qualquer valor que já tenha sido reembolsado. Como a quantidade, a quantidade pode ser reduzida, mas não aumentada.
Para Reembolso de ajuste , insira um valor a ser adicionado ao valor total reembolsado como um reembolso adicional que não se aplica a nenhuma parte específica do pedido (remessa, itens ou impostos).
O valor inserido não pode aumentar o reembolso total acima do valor pago.
Para Taxa de ajuste , insira um valor a ser subtraído do valor total reembolsado.
Esse valor não é subtraído de uma seção específica do pedido, como remessa, itens ou impostos.
Para adicionar um comentário, digite o texto na caixa Comentários da nota de crédito.
- Para enviar uma notificação por e-mail ao cliente, marque a caixa de seleção Cópia de e-mail da nota de crédito .
Faça o seguinte, conforme aplicável:
Para reembolsar o valor do crédito da loja do cliente, marque a caixa de seleção Reembolsar para crédito da loja .
Para reembolsar o valor do crédito da empresa do cliente, marque a caixa de seleção Reembolsar para crédito da empresa .
Para emitir um reembolso offline, clique em Reembolso Offline.
Para emitir um reembolso online, clique em Restituição.
Se a compra foi paga com crédito da empresa, clique em Reembolso ao crédito da empresa.
Método 2: emitir um reembolso offline para cheque ou ordem de pagamento
Na barra lateral do administrador , vá para Vendas > Pedidos.
Encontre o pedido concluído na grade e clique no link Visualizar para abri-lo.
Na barra de botões na parte superior da página, clique em Fatura.
Role até a parte inferior da página e clique em Enviar Fatura.
Na barra de botões na parte superior da fatura, clique em Nota de crédito.
Verifique as informações na seção Itens a reembolsar e faça o seguinte, se aplicável:
Marque a caixa de seleção Devolver ao estoque se desejar devolver o produto devolvido ao estoque.
Com o Magento Inventory Management ativado, a quantidade de estoque retorna à origem que enviou a remessa. O produto retornará ao estoque automaticamente se Opções de estoque do produto estiver definido como Definir automaticamente o item de nota de crédito ao estoque.
Atualize a quantidade para reembolso e clique em Atualizar Quantidade.
O valor a ser creditado não pode exceder o valor máximo disponível para reembolso.
Atualize a seção Totais de reembolsos , conforme aplicável:
Para Envio de reembolso , insira qualquer valor a ser reembolsado a partir da taxa de envio.
Este campo exibe inicialmente o valor total da remessa do pedido disponível para reembolso. É igual ao valor total da remessa do pedido, menos qualquer valor que já tenha sido reembolsado. Como a quantidade, a quantidade pode ser reduzida, mas não aumentada.
Para Reembolso de ajuste , insira um valor a ser adicionado ao valor total reembolsado como um reembolso adicional que não se aplica a nenhuma parte específica do pedido (remessa, itens ou impostos).
O valor inserido não pode aumentar o reembolso total acima do valor pago.
Para Taxa de ajuste , insira um valor a ser subtraído do valor total reembolsado.
Esse valor não é subtraído de uma seção específica do pedido, como remessa, itens ou impostos.
Se a compra foi paga com crédito da loja, marque a caixa de seleção Reembolsar para crédito da loja para creditar o valor no saldo da conta do cliente.
Para adicionar um comentário, digite o texto na caixa Comentários da nota de crédito e faça o seguinte:
Para enviar uma notificação por email ao cliente, marque a caixa de seleção Cópia de e-mail da nota de crédito.
Para incluir os comentários inseridos no email, marque a caixa de seleção Anexar comentários.
O status de uma notificação de nota de crédito aparece na nota de crédito concluída ao lado do número da nota de crédito.
Para concluir o processo e emitir o reembolso, clique em Reembolso Offline.
Descrições de Campos
Informações sobre pedidos e contas
Número de Pedido - O número do pedido aparece em Informações do pedido e da conta, seguido por uma nota que indica se o email de confirmação foi enviado.
Data do Pedido - Indica o status do pedido como Completo.
Status do Pedido - Indica o site, a loja e a exibição da loja onde o pedido foi feito.
Comprado de - Indica o site, a loja e a exibição da loja onde o pedido foi feito.
Colocado a partir do IP - Indica o endereço IP do computador em que o pedido foi feito.
Informação da conta
Nome do Cliente - O nome do cliente ou comprador que fez o pedido. O nome do cliente está vinculado ao perfil do cliente.
E-mail - O endereço de e-mail do cliente ou comprador. O endereço de e-mail está vinculado para abrir uma nova mensagem de e-mail.
Grupo de Clientes - O nome do grupo de clientes ou catálogo compartilhado ao qual o cliente está atribuído.
Nome de Empresa - O nome da empresa que emprega o comprador e em nome de quem o pedido é feito. O nome da empresa está vinculado ao perfil da empresa.
Informação de Endereço
Endereço de cobrança - O nome do cliente ou comprador que fez o pedido, seguido pelo endereço de cobrança, número de telefone e IVA, se aplicável. O número de telefone está vinculado à discagem automática em um dispositivo móvel.
Endereço de entrega - O nome da pessoa para cuja atenção o pedido deve ser enviado, seguido pelo endereço de entrega e pelo número de telefone. O número de telefone está vinculado à discagem automática em um dispositivo móvel.
Método de Pagamento e Envio
Informação de pagamento - O método de pagamento a ser usado para o pedido e o número do pedido de compra, se aplicável, seguido pela moeda usada para fazer o pedido. Se o pedido for debitado no crédito da empresa usando Pagamento na conta , o valor cobrado na conta será indicado.
Informações de envio e manuseio - O método de envio a ser usado e qualquer taxa de manuseio aplicável.
Itens a Reembolsar
Produtos - O nome do produto, SKU e opções (se aplicável)
Preço - O preço de compra do item. Para o Magento Commerce for B2B, esse valor reflete qualquer desconto aplicado ao item do catálogo compartilhado, se aplicável.
Qtde - A quantidade pedida.
Voltar ao estoque - Caixa de seleção que indica se o item devolvido deve ser devolvido ao estoque.
Quantidade a Reembolsar - Indica o número de unidades retornadas do produto.
Subtotal -O subtotal é o preço de compra multiplicado pela quantidade de unidades de produto retornadas.
Valor do Imposto - O valor do imposto que se aplica ao item retornado como um valor decimal.
Porcentagem do Imposto - A porcentagem de imposto aplicada ao item retornado como uma porcentagem.
Valor do Desconto - Qualquer desconto que se aplique ao item devolvido.
Total da linha - O total do item de linha, incluindo impostos aplicáveis que são devidos pelo nível do produto devolvido, menos descontos.
Comentários de nota de crédito
Texto do comentário - Uma caixa de texto usada para inserir um comentário ao cliente sobre a nota de crédito.
Totais de reembolso
Envio de reembolso - O valor da remessa a ser reembolsado.
Reembolso de ajuste - Uma quantia que é adicionada à quantia total reembolsada como um reembolso adicional que não se aplica a nenhuma parte específica do pedido, como remessa, itens ou impostos. O valor inserido não pode aumentar o reembolso total acima do valor pago.
Taxa de ajuste - Uma quantia que é subtraída da quantia total reembolsada, como uma taxa de reabastecimento, ou uma quantia relacionada a embrulho ou opções de presente.
Total geral - O valor total a ser reembolsado
Anexar comentários - Caixa de seleção que determina se os comentários estão incluídos na nota de crédito.
Cópia por e-mail da nota de crédito - Caixa de seleção que determina se uma cópia da nota de crédito é enviada por e-mail.
Reembolso para crédito da loja - Caixa de seleção que determina se o total deve ser reembolsado para armazenar crédito.
Subtotal - O total de todos os itens de linha a serem reembolsados.
Botões Reembolso
A forma de pagamento usada para o pedido determina os botões de reembolso disponíveis para uma nota de crédito.
Restituição - Se a compra original foi paga com cartão de crédito por meio de um gateway de pagamento, o valor do reembolso é gerenciado pelo processador de pagamentos. Para gerenciar reembolsos, consulte a documentação fornecida pelo seu provedor de pagamentos.
Reembolso offline - Se a compra original foi paga por cheque ou ordem de pagamento, o reembolso será pago diretamente ao cliente, mediante a emissão de um cheque, cartão de presente ou dinheiro, se você tiver uma loja física. A nota de crédito serve como um registro da transação offline.
Reembolso ao crédito da empresa - Se a compra foi cobrada a crédito da empresa, o reembolso será devolvido à conta da empresa.